Beija-flor - Centro de Educação Beija-flor

X

Assinatura de Newsletter

O Centro de Educação Beija-flor anuncia parceria com a Geekie, empresa educacional referência em educação inovadora no Brasil e no mundo (ENSINO MÉDIO)

O Centro de Educação Beija-flor anuncia parceria com a Geekie, empresa educacional referência em educação inovadora no Brasil e no mundo (ENSINO MÉDIO)

31/10/2020

✓ Com a parceria, a escola passa a oferecer aos alunos o Geekie One – uma plataforma de educação personalizada que integra conteúdo hiperatualizado, tecnologia de ponta e integrada à prática pedagógica e consultoria especializada parceira. O Geekie One oferece conteúdo constantemente atualizado, elaborado na linguagem dos estudantes do século XXI que instiga o interesse do aluno e o prazer em estudar, aliado a diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas.

A partir de 2021 o CEBF passa a adotar a plataforma de educação personalizada, o Geekie One, para que estudantes estejam cada vez mais no centro de uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação. Com o Geekie One, a escola acompanhará o desenvolvimento de cada estudante de forma ainda mais completa, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de forma personalizada.

A decisão da direção e equipe pedagógica do CEBF em adotar o Geekie One responde a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar crianças e adolescentes para o mundo em constante e acelerada transformação. A preocupação é natural, uma vez que atravessamos mudanças que impactam a comunicação, a sociedade e o mercado de trabalho e que exigem adaptações rápidas provenientes de um pensamento crítico e uma formação integral para reconhecer e atuar sobre as oportunidades e os desafios do cotidiano.

A partir de 2021, os estudantes receberão um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou smartphones –, que reúne mais de 2.500 capítulos centrais ao dia a dia da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe. Todo o conteúdo passa a estar organizado em um só lugar, complementado por possibilidades digitais que incentivam bons hábitos de estudos e permitem que a aprendizagem possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.

Indo ao encontro da visão do CEBF, além de oferecer um conteúdo diferenciado, o Geekie One é uma iniciativa integrada que também apoia o desenvolvimento de uma aprendizagem ainda mais ativa, conectada, personalizada e visível, pois entende que a tecnologia por si só não gera transformação no processo de ensino e aprendizagem. É o que a Geekie e vários especialistas chamam de “intencionalidade pedagógica”. Sem esse princípio, a adoção de qualquer tecnologia apenas substitui meios, mas não transforma de fato as relações de aprendizagem que ocorrem entre alunos e professores e, principalmente, no próprio aluno.

Além de trazer uma visão integradora à tecnologia para estudantes e educadores, o Geekie One também propicia benefícios às famílias dos estudantes. Por meio do relatório semanal, gerado a partir das atividades entregues e do desempenho de cada discente, familiares podem acompanhar a vida escolar dos estudantes. O relatório é enviado por e-mail com o resumo dessas atividades e tem o objetivo de fortalecer a corresponsabilidade de todos os atores da comunidade escolar – inclusive, neste caso, das famílias – no processo de aprendizagem de cada aluno. Esses dados também permitem aulas mais personalizadas, centradas nas necessidades de cada estudante que se complementam com avaliações contínuas, que são essencialmente instrumentos de coleta de dados sobre a aprendizagem. Esses dados, coletados em avaliações periódicas ou em atividades em sala, tornam-se ponto de partida para diálogos e reflexões, embasando direcionamentos pedagógicos e possibilitando uma corresponsabilização de todos – estudantes, escola e família.

Segundo Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, “temos nos aliado a escolas que estão prontas para um próximo passo, que compartilham conosco a busca pela formação de um cidadão ativo e engajado”. Sassaki complementa: “queremos desenvolver habilidades para que os jovens tenham sucesso no aprendizado, no trabalho e na vida; jovens capazes de não somente enfrentar os desafios do futuro, mas também de transformá-lo”.

Complexidade da vida digital e Novo Ensino Médio

Mais uma novidade proporcionada pelo Geekie One é a disciplina de Educação Digital, que tem por finalidade auxiliar jovens a lidarem com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados. Em parceria com o Geekie One, a escola passa a preparar os alunos para lidarem com a complexidade da vida digital. Habilidades como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e a autorreflexão são parte importante desse conteúdo.

Segundo Claudio Sassaki, a Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafios que o mundo digital proporciona. A condução ocorre dentro de um processo de aprendizagem significativa que leva para a sala de aula casos reais e próximos da vida de cada estudante. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais – casos que agregam valor não apenas ao que é aprendido, mas que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula.

Como resultado, torna-se possível desenvolver competências bastante relevantes para a formação de estudantes, alinhadas à BNCC. “O aluno exercita, na sala de aula, a empatia, o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a cooperação e a capacidade de resolução de problemas. Essa capacitação tem o potencial incrível de formar cidadãos com escuta ativa e sensibilidade para as questões.”

Além da disciplina exclusiva de Educação Digital, o CEBF também se antecipou à reformulação do Ensino Médio. As alterações do segmento vieram junto com as normas da BNCC e estipulam 2022 como prazo final obrigatório para a adaptação da última etapa da Educação Básica. Com o Geekie One, a escola passa a oferecer uma nova configuração do Ensino Médio para os seus estudantes. Além do conteúdo normal desta etapa, os alunos também terão disciplinas eletivas como parte dos itinerários formativos. Dentre essas formações, estão Empreendedorismo Social e Criatividade e Inovação, que trabalham temas relevantes no mercado de trabalho atualmente

Sobre a Geekie

Referência internacional em educação com apoio de inovação, a empresa brasileira Geekie foi fundada, em 2011, pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo. Com a missão de transformar a educação do país, a Geekie tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória, a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Sobre o Centro de Educação Beija-flor

O CEBF é uma instituição com quase 25 anos na cidade de Porto Seguro e sempre priorizou uma educação que pudesse atender ao anseios do homem moderno em suas necessidades sociais, culturais pautadas nos conhecimentos da realidade do sujeito local e do entorno, fornecendo bases sólidas para a formação do indivíduo crítico, autonomo, sensível, solidário e responsável para atuar ativamente frente aos novos desafios. Para que tudo isso seja consolidado na prática, adotamos uma metodologia que:

  • valorize os conhecimentos prévios do aluno, não esquecendo a realidade da
    qual está inserido;
  • problematize o ensino, fazendo uso de situação-problema;
  • permita ao aluno posicionar-se e ser questionador;
  • valorize o protagonismo, como participação autêntica dos educandos;
  • incentive a pesquisa;

 

O CEBF focaliza seu olhar voltando-se para a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido, tendo como um dos principais desafios, a formação integral do indivíduo enquanto cidadão, pois a Escola, como espaço privilegiado de construção da cidadania, é a instituição do mundo moderno e contemporâneo responsável pela transmissão do conhecimento sistematizado. É uma instituição diretamente responsável pelo ensino de instrumentos indispensáveis à sobrevivência no mundo letrado das sociedades modernas.

 

Estamos de portas e braços abertos esperando a sua visita.

Vamos construir juntos a história do Ensino Médio do CEBF.

Visite nosso site: cebeijaflor.com.br

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO BEIJA-FLOR
Developed by RDSINFOR