Centro de Educação Beija-flor - Porto Seguro Bahia

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ENSINO FUNDAMENTAL I e II

PRÁTICA

Do ponto de vista metodológico, não podemos fugir dos objetivos, missão e visão que permeiam a nossa prática. Sendo assim, o nosso trabalho pedagógico desenvolve-se, visando promover uma ação pedagógica que estimule a troca de experiências entre sujeitos, contribuindo para aprender a apreender, levando em consideração:

  • Projetos interdisciplinares que estimulem no aluno o interesse por descobertas;
  • Expressão pessoal dos educando por meio de projetos;
  • Respeitar o aluno na sua singularidade, partindo do conhecimento que ele possui, ou seja, de um estado menor para um estado mais avançado;
  • Material de apoio e recursos que estimulem o aprendizado;
  • Possibilitar atividades extraclasses, ampliando a capacidade de entendimento do educando;
  • O planejamento de trabalho do professor condizente com a realidade da escola e do aluno;
  • Ser um profissional ativo, participativo, atualizado e consciente de seu papel;
  • Capaz de mediar à relação com este mundo "novo" recheado de informações tecnológicas;
  • Espera-se que o educador possa ajudar o aluno a aceitar as diferenças entre elas; acreditar que são capazes de aprender.
  • Saber ouvir, criar, ser um profissional politizado, oferecendo alternativas, desenvolvendo uma interação criadora e dialética com seus alunos;
  • Propiciar aos alunos momentos que os levem a querer buscar o saber contribuindo dessa forma para que não sejam simplesmente os expectadores do processo de ensino e aprendizagem, mas sim protagonistas conscientes e capazes, vivenciando na sociedade as experiências significativas desenvolvidas na sala de aula.
  • Forma de mediação e intervenção do educador;
  • Relações interpessoais sustentadas pela afetividade;
  • Desenvolvimento intelectual e moral dos alunos;
  • Respeito às diversas etapas do conhecimento humano;
  • Conteúdos como meios necessários para o desenvolvimento das competências;
  • Utilização de recursos tecnológicos.


Temos como praxe algumas ações que contribuem para a formação de valores e autonomia dos alunos, tais como: café da manhã, noite do pijama, feira de ciências ou cultura, concurso de redação, concurso leitor do mês, concurso de pintura de telas, maratona de conhecimento (Rede Pitágoras), concurso soletrando, bienal do livro, gincanas estudantis e projetos de leituras através de livros paradidáticos.

ATIVIDADES FORA DA ESCOLA

  • As atividades extraclasses são desenvolvidas visando complementar as atividades trabalhadas em sala de aula.
  • Quando houver atividades pedagógicas fora das dependências da escola (trabalho de campo, excursão, etc.), o aluno deverá devolver o formulário de autorização para a sua participação, preenchido e assinado pelo responsável, até 48 horas antes da data da realização do evento.
  • A direção da escola não aceitará autorizações por meio de telefonemas.


AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • A avaliação no Centro de Educação é processual, contínua e cumulativa, tendo como objetivo a verificação dos conhecimentos e habilidades intelectuais desenvolvidas, bem como as atitudes decorrentes das mudanças de comportamento esperadas e desejadas.
  • Divisão do ano letivo em 03 etapas
  • Para efeito de registro de notas, cada disciplina terá um total de créditos de 100 (cem) pontos anuais, a serem distribuídos da seguinte forma:
  • Etapa I: 30 pontos
  • Etapa II: 35 pontos

Etapa III: 35 pontos