Beija-flor - Centro de Educação Beija-flor

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O Ensino Médio é uma etapa importantíssima na vida de um estudante por se tratar da última etapa da Educação Básica, além de assumir múltiplas funções, tais como consolidação dos conhecimentos e habilidades básicas dos educandos, o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho e a formação de um cidadão crítico e atuante, capaz de se engajar na sociedade com autonomia e responsabilidade. 

A Lei 13.415/2017 mudou a organização curricular do Ensino Médio, ou seja, ela apresenta novas regras para a organização da proposta curricular dessa etapa. O objetivo dessa Lei é estabelecer um modelo de escola que possa atender os anseios da juventude. A referida Lei altera alguns artigos da LDB 9.394/1996 trazendo algumas mudanças significativas na estruturação curricular desse segmento de ensino da Educação Básica. 

Com base nas Leis que regem o Ensino Médio, bem como os autores estudados para fundamentar a proposta, a equipe pedagógica do CEBF pretende trabalhar com um currículo que:

 

·       valorize os conhecimentos prévios, não esquecendo a realidade da qual o aluno está inserido;

·       problematize do ensino, fazendo uso desituação-problema;

·       permita ao aluno posicionar-se e serquestionador;

·       adote o protagonismo, como participação autêntica dos educandos;

·       incentive apesquisa;

·       valorize o trabalho em grupo e a colaboração;

·       estimule a gamificação como estratégia de aprendizagem;

·       envolva a família e a comunidade, criando um elo deparceria.

 Uma das novidades para o Ensino Médio serão os itinerários formativos, que são um conjunto de situações e atividades educativas, que os estudantes podem escolher de acordo com seus interesses, a fim de ampliar a aprendizagem, podendo ser em uma ou mais áreas de conhecimento. A carga horária mínima que irá compor essa parte flexível é de 1.200 horas, não sendo permitido menos que isso nos três anos do Ensino Médio.

Os itinerários serão trabalhados em consonância com as áreas de conhecimento a partir de quatro eixos estruturantes:

·       Investigação Científica;

·       Processos Criativos;

·       Mediação e Intervenção Sociocultural;

·       Empreendedorismo;

 Os projetos também farão parte dos itinerários trabalhados no CEBF e, terão como foco principal fortalecer as relações entre os saberes e sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade contribuindo para a formação de cidadão que saibam lidar com desafios profissionais, sociais, culturais e ambientais.

Um dos objetivos defendido pelo CEBF é uma proposta inovadora que possa contribuir para a formação de um cidadão consciente capaz de lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

O Centro de Educação Beija-flor contará com a parceria da Geekie, empresa do ramo educacional que traz uma inovação tecnológica de ponta e que já foi utilizada por mais de 12 milhoes de estudantes no Brasil. A Geekie considera que cada escola é um sistema vivo, único e em constante transformação, por isso, respeita e se adapta a cada realidade.

 

Avaliação no Ensino Médio

 

  • Avaliação de Etapa – Parcial e Final;
  • Simulados
  • Atividades diversificadas
  • Autoavaliação compartilhada

 

Operacionalização:

  • Etapa I: 30,0 (trinta) pontos
  • Etapa II: 35,0 (trinta e cinco) pontos
  • Etapa III: 35,0 (trinta e cinco) pontos

 

Horário de funcionamento – Ensino Médio (2021)

 

Segunda a Sexta – Das 7:15 às 12:35

·       O Ensino Médio será oferecido gradativamente, sendo assim, para o ano de 2021 a instituição oferecerá a 1ª série, em 2022 a 2ª e só em 2023 oferecerá a 3ª série.

 

 Para saber mais sobre a Geekie One, clique aqui: https://cebeijaflor.com.br/artigo/o-centro-de-educacao-beija-flor-anuncia-parceria-com-a-geekie-empresa-educacional-referencia-em-educacao-inovadora-no-brasil-e-no-mundo

 

Vamos construir juntos a história do Ensino Médio no CEBF!

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