Projeto Alimentação Saudável

Alimente-se bem, essa missão é possível! Foi o slogan de abertura do projeto alimentação saudável, mais conhecido como FOLIA FRUTA, que surgiu a partir da necessidade de incluir na rotina escolar de cada criança, hábitos alimentares e saudáveis, que os conscientizassem de que uma boa alimentação se constitui de vários nutrientes, vitaminas, proteínas, entre outros, que funcionam como fonte de energia para o nosso corpo.   

Esse projeto de ensino, se inicia com a escolha de uma fruta e verdura que cada professor da Educação Infantil e Fundamental I, faz para a série a qual se destina. Ao Fundamental II foi designado a segunda parte do nosso projeto norteado pelo slogan “Produzir para consumir”, onde os professores de geografia e ciências estarão conduzindo uma horta sustentável na escola.                                                                               

Desta forma, na Educação Infantil, os docentes conduzirão ações a fim de apresentar para as crianças o processo de desenvolvimento do corpo, assim como as fontes de energia das frutas e verduras, proporcionando aos mesmos momentos de culinária, degustação, e trocas de experiências, ao vivenciarem na prática momentos tão satisfatórios para a sua aprendizagem e a do outro.                                             

No Fundamental I, além do pilar conhecer as crianças também são convidadas a promoverem momentos de troca e compartilhamento de sabores, oferecendo frutas de diversas formas e texturas aos outros alunos e funcionários, para que no fim da ação, formulem gráficos diante dos resultados obtidos.                                                                                

Assim, os alunos do Fundamental II, organizarão o espaço reservado para a implantação da horta, com grafites a serem reproduzidos nos muros, que darão vida ao plantio suspenso, por sua vez os materiais reciclados serão utilizados para servirem com base da nossa horta, tanto na decoração do ambiente quanto para compor o suporte no plantio. Outra ações que complementam esse ciclo é o tratamento do solo e a compostagem que serão utilizadas como adubo, para ajudar no desenvolvimento e crescimento das verduras.    

Portanto, é acreditando que projetos foram feitos para serem traduzidos em significados é que o Centro de Educação Beija-Flor, busca exteriorizar essa ideia, por meio de práticas e ações que vislumbre o potencial de cada aluno.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *