Educação Infantil

A prática na Educação Infantil

Metodologia de trabalho na Educação Infantil

Na etapa da Educação Infantil, os conteúdos são trabalhados de forma integrada, relacionados entre si para que as crianças possam compreender a complexidade da realidade. As atividades são planejadas seguindo uma sequência para que os objetivos propostos sejam alcançados. No CEBF não se trabalha com atividades soltas, fora da realidade, tudo deve ter um objetivo e deve estar em sintonia com o tema desenvolvido na sala de aula. 

O planejamento é desenvolvido através de projetos ou temas, pois ambos apresentam a realidade de forma integrada para a criança e as áreas do conhecimento são integradas para a exploração dos assuntos propostos. 

Os projetos são distribuídos durante o ano letivo através de temas relacionados com a realidade das crianças e da comunidade, levando em consideração os temas que são propostos no livro didático. O material didático é um apoio riquíssimo para o professor e para o aluno, pois apresenta atividades desafiadoras, as imagens são bem coloridas, e a sequência dos conteúdos seguem um amparo legal defendido no Referencial Curricular da Educação Infantil e BNCC. 

Os conhecimentos adquiridos pelos alunos são socializados de diferentes formas e apresentados para a comunidade escolar e para a família, os trabalhos são sempre culminados da seguinte forma: painéis, murais, exposição de pesquisas e trabalhos, portfólios, registros escritos, fotografias, roda de conversa, filmagens e outros. 

O trabalho através de projetos possibilita uma organização do trabalho de forma significativa, além de ampliar a conhecimento e as ideias das crianças. A duração dos projetos varia de acordo com o cronograma letivo e metas propostas, levando sempre em consideração o interesse das crianças. Quando se percebe que as crianças já não estão mais se interessando, o professor usa diferentes estratégias até que o objetivo seja alcançado. 

Os conteúdos na Educação Infantil são planejados, sob forma de situações problemas, os professores lançam as perguntas desafiando o saber do aluno e incentivando a buscar determinados procedimentos e atitudes, para resolvê-los. Os procedimentos e as atitudes permitem a aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.

O dia-a-dia na Educação Infantil

A Rotina na Educação Infantil contempla ao máximo as necessidades das crianças, sendo flexível respeitando o ritmo de cada uma. No período de adaptação a escola cria um programa com ritmos diferentes, os horários das atividades são mais curtos, não prevendo horários para alimentação, sono e etc. Nesse período a criança necessita de um tempo para se ajustar ao ritmo coletivo.

Rotina

A rotina na Educação Infantil é bem diversificada, os alunos iniciam as atividades na sala ambiente e durante o período escolar tem acesso às salas temáticas para desenvolver habilidades específicas. As atividades de concentração podem acontecer em diversos espaços da escola. Geralmente a rotina diária acontece da seguinte maneira:

  • Rodinha – Conversas, hora da novidade, combinados do dia, aniversariantes, exploração do tempo, ponto de partida para iniciar a aula.
  • Hora do conto – Momento da leitura, exploração da linguagem oral.
  • Atividade de Concentração – Hora de concentrar, adquirir o conhecimento, reflexão, resolução de problemas.
  • Pátio – Exploração do corpo, correr, pular, brincar, escorregar, jogo de equilíbrio e outros (o recreio deve ser acompanhado pelo professor).
  • Lanche – Momento de descontração e silêncio (nesse momento o professor, fala sobre a importância de uma boa alimentação).
  • Atividade de Concentração – Momento da atividade de concentração, jogos, brincadeiras dirigidas, jogo simbólico, cantigas de roda e outros.

Avaliação do dia: Hora de avaliar como foi o dia, relatos das crianças (nesse momento o professor precisa ficar atento ao que o aluno fala).

Funcionamento

  • Turno Vespertino – Maternal 2 e 3, 1º período e 2º período