Ensino Médio

Ensino Médio

Prática

O Ensino Médio é uma etapa importantíssima na vida de um estudante, por se tratar da última etapa da Educação Básica. Nessa etapa, o aluno assume diversas funções tais como: consolidação de conhecimento e habilidades básicas e o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho, sendo capaz de engajar-se na sociedade com autonomia e responsabilidade.

A Lei 13.415/2017 mudou a organização curricular do Ensino Médio, ou seja, ela apresenta novas regras para a organização da proposta curricular dessa etapa. O objetivo dessa Lei é estabelecer um modelo de escola que possa atender os anseios da juventude. A referida Lei altera alguns artigos da LDB 9.394/1996 trazendo algumas mudanças significativas na estruturação curricular desse segmento de ensino da Educação Básica. 

Com base nas Leis que regem o Ensino Médio, bem como os autores estudados para fundamentar a proposta, a equipe pedagógica do CEBF pretende trabalhar com um currículo que:

  • Valorize os conhecimentos prévios, não esquecendo a realidade da qual o aluno está inserido;
  • Problematize do ensino, fazendo uso desituação-problema;
  • Permita ao aluno posicionar-se e serquestionador;
  • Adote o protagonismo, como participação autêntica dos educandos;
  • Incentive apesquisa;
  • Valorize o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Estimule a gamificação como estratégia de aprendizagem;
  • Envolva a família e a comunidade, criando um elo deparceria.

Uma das novidades para o Ensino Médio serão os itinerários formativos, que são um conjunto de situações e atividades educativas, que os estudantes podem escolher de acordo com seus interesses, a fim de ampliar a aprendizagem, podendo ser em uma ou mais áreas de conhecimento. A carga horária mínima que irá compor essa parte flexível é de 1.200 horas, não sendo permitido menos que isso nos três anos do Ensino Médio.

Os itinerários serão trabalhados em consonância com as áreas de conhecimento a partir de quatro eixos estruturantes:

  • Investigação Científica;
  • Processos Criativos;
  • Mediação e Intervenção Sociocultural;
  • Empreendedorismo;

Os projetos também farão parte dos itinerários trabalhados no CEBF e, terão como foco principal, fortalecer as relações entre os saberes e sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, contribuindo para a formação de cidadão que saiba lidar com desafios profissionais, sociais, culturais e ambientais.

Um dos objetivos defendido pelo CEBF é uma proposta inovadora que possa contribuir para a formação de um cidadão consciente capaz de lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

O Centro de Educação Beija-flor contará com a parceria da Geekie, empresa do ramo educacional que traz uma inovação tecnológica de ponta e que já foi utilizada por mais de 12 milhões de estudantes no Brasil. A Geekie considera que cada escola é um sistema vivo, único e em constante transformação, por isso, respeita e se adapta a cada realidade.

 

Para saber mais sobre a Geekie One, clique aqui: O Centro de Educação Beija-Flor anuncia parceria com a Geekie.

Avaliação no Ensino Médio

  • Avaliação de Etapa – Parcial e Final;
  • Simulados;
  • Atividades diversificadas;
  • Autoavaliação compartilhada.

Operacionalização:

  • Etapa I: 30,0 (trinta) pontos
  • Etapa II: 35,0 (trinta e cinco) pontos
  • Etapa III: 35,0 (trinta e cinco) pontos

Funcionamento

Matutino: Segunda a Sexta – Das 7:15 às 12:35 (1ª a 3ª série)