Ensino Médio
Prática
O Ensino Médio é uma etapa importantíssima na vida de um estudante, por se tratar da última etapa da Educação Básica. Nessa etapa, o aluno assume diversas funções tais como: consolidação de conhecimento e habilidades básicas e o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho, sendo capaz de engajar-se na sociedade com autonomia e responsabilidade.
A Lei 13.415/2017 mudou a organização curricular do Ensino Médio, ou seja, ela apresenta novas regras para a organização da proposta curricular dessa etapa. O objetivo dessa Lei é estabelecer um modelo de escola que possa atender os anseios da juventude. A referida Lei altera alguns artigos da LDB 9.394/1996 trazendo algumas mudanças significativas na estruturação curricular desse segmento de ensino da Educação Básica.
Com base nas Leis que regem o Ensino Médio, bem como os autores estudados para fundamentar a proposta, a equipe pedagógica do CEBF pretende trabalhar com um currículo que:
- Valorize os conhecimentos prévios, não esquecendo a realidade da qual o aluno está inserido;
- Problematize do ensino, fazendo uso desituação-problema;
- Permita ao aluno posicionar-se e serquestionador;
- Adote o protagonismo, como participação autêntica dos educandos;
- Incentive apesquisa;
- Valorize o trabalho em grupo e a colaboração;
- Estimule a gamificação como estratégia de aprendizagem;
- Envolva a família e a comunidade, criando um elo deparceria.
Uma das novidades para o Ensino Médio serão os itinerários formativos, que são um conjunto de situações e atividades educativas, que os estudantes podem escolher de acordo com seus interesses, a fim de ampliar a aprendizagem, podendo ser em uma ou mais áreas de conhecimento. A carga horária mínima que irá compor essa parte flexível é de 1.200 horas, não sendo permitido menos que isso nos três anos do Ensino Médio.
Os itinerários serão trabalhados em consonância com as áreas de conhecimento a partir de quatro eixos estruturantes:
- Investigação Científica;
- Processos Criativos;
- Mediação e Intervenção Sociocultural;
- Empreendedorismo;
Os projetos também farão parte dos itinerários trabalhados no CEBF e, terão como foco principal, fortalecer as relações entre os saberes e sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, contribuindo para a formação de cidadão que saiba lidar com desafios profissionais, sociais, culturais e ambientais.
Um dos objetivos defendido pelo CEBF é uma proposta inovadora que possa contribuir para a formação de um cidadão consciente capaz de lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.
O Centro de Educação Beija-flor contará com a parceria da Geekie, empresa do ramo educacional que traz uma inovação tecnológica de ponta e que já foi utilizada por mais de 12 milhões de estudantes no Brasil. A Geekie considera que cada escola é um sistema vivo, único e em constante transformação, por isso, respeita e se adapta a cada realidade.
Para saber mais sobre a Geekie One, clique aqui: O Centro de Educação Beija-Flor anuncia parceria com a Geekie.
Avaliação no Ensino Médio
- Avaliação de Etapa – Parcial e Final;
- Simulados;
- Atividades diversificadas;
- Autoavaliação compartilhada.
Operacionalização:
- Etapa I: 30,0 (trinta) pontos
- Etapa II: 35,0 (trinta e cinco) pontos
- Etapa III: 35,0 (trinta e cinco) pontos
Funcionamento
Matutino: Segunda a Sexta – Das 7:15 às 12:35 (1ª a 3ª série)