Fundamental I e II

Ensino Fundamental I e II

Prática

Do ponto de vista metodológico, não podemos fugir dos objetivos, missão e visão que permeiam a nossa prática. Sendo assim, o nosso trabalho pedagógico desenvolve-se, visando promover uma ação pedagógica que estimule a troca de experiências entre sujeitos, contribuindo para aprender a apreender, levando em consideração:

  • Projetos interdisciplinares que estimulem no aluno o interesse por descobertas;
  • Expressão pessoal dos educando por meio de projetos;
  • Respeitar o aluno na sua singularidade, partindo do conhecimento que ele possui, ou seja, de um estado menor para um estado mais avançado;
  • Material de apoio e recursos que estimulem o aprendizado;
  • Possibilitar atividades extraclasses, ampliando a capacidade de entendimento do educando;
  • O planejamento de trabalho do professor condizente com a realidade da escola e do aluno;
  • Ser um profissional ativo, participativo, atualizado e consciente de seu papel;
  • Capaz de mediar à relação com este mundo “novo” recheado de informações tecnológicas;
  • Espera-se que o educador possa ajudar o aluno a aceitar as diferenças entre elas; acreditar que são capazes de aprender.
  • Saber ouvir, criar, ser um profissional politizado, oferecendo alternativas, desenvolvendo uma interação criadora e dialética com seus alunos;
  • Propiciar aos alunos momentos que os levem a querer buscar o saber contribuindo dessa forma para que não sejam simplesmente os expectadores do processo de ensino e aprendizagem, mas sim protagonistas conscientes e capazes, vivenciando na sociedade as experiências significativas desenvolvidas na sala de aula.
  • Forma de mediação e intervenção do educador;
  • Relações interpessoais sustentadas pela afetividade;
  • Desenvolvimento intelectual e moral dos alunos;
  • Respeito as diversas etapas do conhecimento humano;
  • Conteúdos como meios necessários para o desenvolvimento das competências;
  • Utilização de recursos tecnológicos.

Temos como praxe algumas ações que contribuem para a formação de valores e autonomia dos alunos, tais como: café da manhã, feira de ciências ou cultura, concurso de redação, concurso leitor do mês, concurso de pintura de telas, projetos integrados, simulados internos e externos, concurso soletrando, bienal do livro, gincanas estudantis e projetos de leituras através de livros paradidáticos. 

Atividades fora da escola

  • As atividades extraclasses são desenvolvidas visando complementar as atividades trabalhadas na sala de aula.
  • Quando houver atividades pedagógicas fora das dependências da escola (trabalho de campo, excursão, etc.), o aluno deverá devolver o formulário de autorização para a sua participação, preenchido e assinado pelo responsável, até 48 horas antes da data da realização do evento.
  • A direção da escola não aceitará autorizações por meio de telefonemas.

Avaliação no Ensino Fundamental

  • A avaliação no Centro de Educação é processual, contínua e cumulativa, tendo como objetivo a verificação dos conhecimentos e habilidades intelectuais desenvolvidas, bem como as atitudes decorrentes das mudanças de comportamento esperadas e desejadas.
  • Divisão do ano letivo em 03 etapas
  • Para efeito de registro de notas, cada disciplina terá um total de créditos de 100 (cem) pontos anuais, a serem distribuídos da seguinte forma:
  • Etapa I: 30 pontos
  • Etapa II: 35 pontos
  • Etapa III: 35 pontos

Funcionamento Ensino Fundamental I

  • Turno Matutino – 5º ano 
  • Turno Vespertino: 1º ao 4º ano

Funcionamento Ensino Fundamental II

  • 6º ao 9º ano – Matutino