Ensino Fundamental I e II

Prática
Do ponto de vista metodológico, não podemos fugir dos objetivos, missão e visão que permeiam a nossa prática. Sendo assim, o nosso trabalho pedagógico desenvolve-se, visando promover uma ação pedagógica que estimule a troca de experiências entre sujeitos, contribuindo para aprender a apreender, levando em consideração:
- Projetos interdisciplinares que estimulem no aluno o interesse por descobertas;
- Expressão pessoal dos educando por meio de projetos;
- Respeitar o aluno na sua singularidade, partindo do conhecimento que ele possui, ou seja, de um estado menor para um estado mais avançado;
- Material de apoio e recursos que estimulem o aprendizado;
- Possibilitar atividades extraclasses, ampliando a capacidade de entendimento do educando;
- O planejamento de trabalho do professor condizente com a realidade da escola e do aluno;
- Ser um profissional ativo, participativo, atualizado e consciente de seu papel;
- Capaz de mediar à relação com este mundo “novo” recheado de informações tecnológicas;
- Espera-se que o educador possa ajudar o aluno a aceitar as diferenças entre elas; acreditar que são capazes de aprender.
- Saber ouvir, criar, ser um profissional politizado, oferecendo alternativas, desenvolvendo uma interação criadora e dialética com seus alunos;
- Propiciar aos alunos momentos que os levem a querer buscar o saber contribuindo dessa forma para que não sejam simplesmente os expectadores do processo de ensino e aprendizagem, mas sim protagonistas conscientes e capazes, vivenciando na sociedade as experiências significativas desenvolvidas na sala de aula.
- Forma de mediação e intervenção do educador;
- Relações interpessoais sustentadas pela afetividade;
- Desenvolvimento intelectual e moral dos alunos;
- Respeito as diversas etapas do conhecimento humano;
- Conteúdos como meios necessários para o desenvolvimento das competências;
- Utilização de recursos tecnológicos.
Temos como praxe algumas ações que contribuem para a formação de valores e autonomia dos alunos, tais como: café da manhã, feira de ciências ou cultura, concurso de redação, concurso leitor do mês, concurso de pintura de telas, projetos integrados, simulados internos e externos, concurso soletrando, bienal do livro, gincanas estudantis e projetos de leituras através de livros paradidáticos.
Atividades fora da escola
- As atividades extraclasses são desenvolvidas visando complementar as atividades trabalhadas na sala de aula.
- Quando houver atividades pedagógicas fora das dependências da escola (trabalho de campo, excursão, etc.), o aluno deverá devolver o formulário de autorização para a sua participação, preenchido e assinado pelo responsável, até 48 horas antes da data da realização do evento.
- A direção da escola não aceitará autorizações por meio de telefonemas.
Avaliação no Ensino Fundamental
- A avaliação no Centro de Educação é processual, contínua e cumulativa, tendo como objetivo a verificação dos conhecimentos e habilidades intelectuais desenvolvidas, bem como as atitudes decorrentes das mudanças de comportamento esperadas e desejadas.
- Divisão do ano letivo em 03 etapas
- Para efeito de registro de notas, cada disciplina terá um total de créditos de 100 (cem) pontos anuais, a serem distribuídos da seguinte forma:
- Etapa I: 30 pontos
- Etapa II: 35 pontos
- Etapa III: 35 pontos
Funcionamento Ensino Fundamental I
- Turno Matutino – 5º ano
- Turno Vespertino: 1º ao 4º ano
Funcionamento Ensino Fundamental II
- 6º ao 9º ano – Matutino