Devemos ter sempre em mente que cada criança tem seu tempo, e todas têm capacidade para aprender, e quando se tem um ambiente prazeroso, desafiador e motivador, o processo se torna mais gostoso.
No CEBF utilizamos o método analítico com base em um conhecimento mais holístico, buscando uma metodologia que leve em consideração o contexto vivenciado pela criança no seu universo cultural.
Estamos de acordo com Emília Ferreira (1996) quando afirma que a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor.
Temos um processo de alfabetização dinâmico, criativo e cheio de descobertas, levando a criança a mergulhar no mundo da leitura com muita intensidade. A leitura como rotina na sala de aula faz parte de todo o processo desenvolvido pelas crianças.
De acordo com a Telma (2006), a alfabetização não acontece apenas dentro da sala de aula e as crianças não chegam à escola vazias de conhecimento sobre a língua escrita, como imaginávamos antes. Por isso, levamos em consideração a realidade trazida pela criança, valorizando seu contexto.
A formação das crianças é enriquecida com diversas atividades elaboradas de acordo com o nível de cada uma, além de uma preocupação com processo de letramento nas diversas áreas de conhecimento. As crianças também contam com aulas de música que ajuda no desenvolvimento da linguagem, sequência, fonética e ritmo, aula de educação física que contribui para um melhor desenvolvimento corporal, aulas na plataforma de aprendizagem da Rede Pitágoras que leva os alunos a experimentar uma aprendizagem criativa através de atividades integradas aos conteúdos curriculares. Essas atividades já fazem parte do programa dos alunos, contribuindo para um desenvolvimento amplo.
A nossa maior missão é transformar esta etapa da vida escolar dos alunos em algo que vá muito além da mecanização fonética, por isso, nos empenhamos a todo tempo, aprimorando nossos conhecimentos, através de estudos que levem em consideração a perspectiva de alfabetizar/letrando, ou seja, dando significado às ações desenvolvidas em sala de aula.
Enfim, alfabetizar é uma etapa muito importante e significativa na vida do estudante, e não deve, em hipótese alguma ser negligenciada ou considerada como algo superficial. Na hora de escolher uma escola para matricular seu filho, lembre-se que o processo de alfabetização e letramento inicia logo nos primeiros anos de escolaridade da criança;por isso, muita cautela na hora da decisão!
O CEBF ainda conta com uma excelente estrutura e profissionais capacitados para educar e cuidar dos pequenos com compromisso, afetividade e responsabilidade.
Ficou curioso para saber como funciona o processo de alfabetização e letramento na nossa escola? Agende um bate papo com uma das nossas coordenadoras.