PROJETO “ARQUEOLOGIA NA ESCOLA – SIMULAÇÃO DE ESCAVAÇÃO”

PROJETO “ARQUEOLOGIA NA ESCOLA – SIMULAÇÃO DE ESCAVAÇÃO”
DISCIPLINA: HISTÓRIA
DISCIPLINA INTEGRADA: QUÍMICA

TURMA: 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

A arqueologia é uma Ciência que estuda culturas por meio da escavação de fósseis, materiais, pinturas, monumentos e objetos, contando histórias que não estão escritas. Para investigar costumes, ambiente e modo de vida de nossos antepassados, os arqueólogos buscam respostas em artefatos e ruínas, muitas vezes deixados sob a terra. Portanto, sua relevância na sala de aula transcende a mera fonte de informações suplementares para a História.

Com base nessa importância e visando promover a valorização e a preservação do patrimônio arqueológico, histórico, cultural e ambiental, os alunos foram convidados a participar de uma oficina de educação patrimonial, incorporando uma atividade prática ao aprendizado.

O sítio arqueológico foi montado em uma área de 6 metros próximo a horta escolar, simulando uma área que poderia ter sido utilizada para alimentação por povos antigos. Os objetos foram deliberadamente enterrados em áreas adjacentes de um ou mais quadrantes do sítio arqueológico, visando estimular uma interação mais intensa e colaborativa entre os grupos.

Após a escavação, os alunos procederam à análise de todo o material encontrado e, em uma roda de conversa, levantaram hipóteses sobre o local estudado, estabelecendo assim uma conexão entre teoria e prática na arqueologia, consolidando o conhecimento adquirido ao longo de todo o processo do projeto.

Acesse a nossa galeria de fotos: PROJETO “ARQUEOLOGIA NA ESCOLA – SIMULAÇÃO DE ESCAVAÇÃO” 1ª série – Ensino Médio

.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *