Concursos de leitura: como a prática forma leitores

A leitura é fundamental para a formação de crianças e jovens. Ao mesmo tempo, criar uma cultura leitora ainda é um desafio para educadores de todo o país. Uma forma de engajar seus estudantes nesse universo é criação de concursos de leitura.

Desta forma, seus alunos podem exercitar a criatividade e a leitura de forma lúdica, interativa e colaborativa. Vamos compartilhar algumas dicas para colocar os concursos de leitura em prática e engajar seus alunos?  

O que são concursos de leitura?

Primeiramente, os concursos de leitura são projetos que buscam engajar os estudantes no universo da leitura através de atividades estimulantes que culminam em uma competição. Dessa maneira, seu objetivo primário é o incentivo à leitura e a autonomia do aluno.

Além disso, são ótimas soluções para a abordagem de temáticas necessárias à formação completa do estudante. É o caso do Mulheres que Transformam, concurso da Árvore Livros que celebra mulheres inspiradoras e busca contribuir para a formação de uma educação voltada para diversidade e equidade de gênero.

Como colocar os concursos de leitura em prática:

1 – Escolha temas atuais

Os concursos de leitura fazem parte de uma metodologia mais ampla, pautada na aprendizagem por projetos. Um dos principais desafios é promover a curiosidade e fazer com que seus estudantes se interessem pela leitura a partir da temática.

Por isso, é  interessante promover concursos que utilizem temas contemporâneos e contribuam para discussão em diferentes áreas do conhecimento. Temáticas atuais fazem com que seus alunos exercitem a argumentação e consigam conectar as leituras à vida real.

2 – Utilize atividades interativas

Concursos de leitura incluem várias etapas. Pesquisa sobre o tema, leitura dos livros indicados e produção da atividade final. Portanto, manter o engajamento dos seus alunos em todo o processo pode ser um desafio.

Uma das formas de encantá-lo e estimulá-lo a explorar o universo da leitura é a utilização de atividades interativas e tecnológicas. Assim, em meio a proposta principal, você pode incluir um quiz ou a indicação de filmes, podcasts e vídeos que dialoguem com o tema.

Um exemplo de atividade é o Em Busca do Livro, disponível na Árvore Livros. Nele seus estudantes são desafiados com charadas que podem levá-los à descoberta das leituras indicadas, aumentando o engajamento na proposta.

3 – Crie um acervo para indicação de leitura

Explore a temática através de diversas indicações de leitura, não restrinja seu concurso a um único título. Assim, para construir seu acervo, você pode explorar a diversidade. Além disso, pode abordar diferentes perspectivas e autores que já trabalharam com a temática.

Não esqueça que estes livros servirão como inspiração para as produções dos seus alunos. Portanto, seja inovador. Afinal, construir um concurso de leitura exige um processo de pesquisa, curadoria e proposição de atividades pautadas na criatividade.

Referência:

Árvore de Livros. Disponível em: <https://www.arvore.com.br/blog/concursos-de-leitura-confira-sobre-a-pratica>. Acesso em: 12 setembro. 2023.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *